
V SEDIC
Seminário de Educação na Diversidade do Campo
ISSN – 2525-6661
Historicidade, sujeitos e resistência na educação do campo


Conferencistas

Salomão Antônio Mufarrej Hage
Bolsista Produtividade do CNPq. Professor Titular no Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Professor Permanente na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais do PPGED do ICED da UFPA. Professor Permanente da Linha de Pesquisa Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia, do PPLSA da UFPA Campus de Bragança. Doutor em Educação e Currículo pela PUC-SP. Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Graduado em Pedagogia e Agronomia. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, das Águas e das Florestas nas Amazônias (GEPERUAZ). Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo. Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense. Atualmente é Pós-doutorando na Universidade do Estado do Amapá e professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Na área de Educação, privilegia as seguintes temáticas: Educação do Campo, Políticas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos, Currículo e Formação de Professores e professoras nas Amazônias, justiça Climática.

Ana Cristina Hammel
Doutora em História, na Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon.Possui graduação em historia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002), graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuou como professora - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação de Laranjeiras do Sul. Estuda a história agrária no Centro Sul paranaense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educadores do campo, ciclo de formação; escola; educação do campo., escola, construção, comunidade, PPP e escola; comunidade; movimento social.

Luiz Bezerra Neto
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós doutorado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor titular da Universidade Federal de São Carlos, atuando na graduação e na pós-graduação. Membro de corpo editorial da Revista Eletrônica de Ciências da Educação ? RECE e da Revista de Educação - REVEDUC. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo ? GEPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico. Bolsista produtividade PQ2 - CNPQ. ORCID: http://lattes.cnpq.br/4809080593333472

Maria Cristina dos Santos
Professora Associada no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos DED/UFSCar. Graduada em Ciências Sociais pela Associação Limeirense de Educação (1996) Mestre (2001) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Pós-doutora em "Ambiente e Sociedade", linha de pesquisa Dinâmica socioeconômica nos Ambientes urbano e rural" pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa "Trabalho, Política e Educação Escolar"/UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação no Campo/GEPEC/UFSCar.

José Guilherme Franco Gonzaga
Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação formado pela Universidade Federal Fluminense e pela Universidade de Coimbra em Portugal. Tem uma caminhada na educação popular onde está aprendendo com o povo a semear lutas e colher sonhos na construção de uma educação sem cercas, sem muros, que tenha a ver com a vida da gente. Na Universidade Federal do Pampa, trabalha no Campus de Dom Pedrito, no Curso de Educação do Campo e junto com companheiras e companheiros cultiva o sonho e a luta de que a universidade se transforme em uma pluriversidade ouvindo, acolhendo e re-conhecendo a diversidade de conhecimentos cultivado pelos povos do campo, das águas e das florestas e dos povos originários.

Elias Canuto Brandão
Docente Associado da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Paranavaí-PR). Colegiado de Pedagogia. Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Araraquara-SP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (UNIMEP). Graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Diversidade do Campo (GESPEDIC-UNESPAR-CNPQ). Integrante da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo (APEC-PR). Integrante do Conselho Deliberativo do Programa Estadual de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas CONDEL PROVITA PARANÁ. Integrante do Coletivo de Estudos e Educação em Direitos Humanos da Região Noroeste do Paraná (CEEDH). Organizador dos sites/blogs:1. Biblioteca Virtual de Educação do Campo; 2. Dicionário popular de gírias e expressões; 3. DNA das palavras - conceitos e termos; 4. Porta da cidadania; 5. Sítio das poesias. ÁREAS DE ATUAÇÃO na UNESPAR: Sociologia da Educação; Políticas educacionais para Educação do Campo; Educação e Direitos Humanos; História da Educação Brasileira; Metodologia e Técnica da Pesquisa.

Marcos Gerhke
Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014); Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2023). Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Coordenador do Curso de Pedagogia para Indígena. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de educadores, educação do campo, educação escolar indígena, escola itinerante, escola do campo, biblioteca escolar, práticas de leitura e escrita.Membro da Rede Latino-Americana de Estudos e Pesquisas marxistas em Educação do Campo. Membro do Programa Interinstitucional de pesquisa e formação intercultural/bilingue de professores indígenas do Paraná.

Valter de Jesus Leite
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Pedagogia do Campo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ) e Mestre em Educação pela UNIOESTE. Tem experiência na área de Trabalho, Educação, Educação do Campo e Movimentos Sociais, com ênfase em Organização do Trabalho Pedagógico das Escolas do Campo, Gestão e Políticas Educacionais. Atuou na Coordenação Política Pedagógica das Escolas Itinerantes do Paraná. Desenvolve formação de professores, principalmente nos seguintes temas: educação do campo, gestão, política educacional, prática de ensino, avaliação, currículo e educação escolar.